24 de abril de 2012

Anônimos num Estúdio...



Por Erivaldo Mattüs

Acordado por Frank Zappa e & R. Silva, nosso Fotógrafo ( o Silva, não o Zappa, quer dizer, vice-versa, eu acho) , abri meus olhos em um quarto imundo com um lindo objetivo no dia. Dois, na verdade. Alimentar-me e ver dinossauros oitentistas numa gravação. Oitentistas não pela idade dos vagabundos, mas em homenagem ao bom som da época.  Studio underground, Concha Acústica, eu acho e belo sistema de gravação. Tinha ouvido falar somente pela gravação da “Morra Tentando”, e percebido a qualidade do material produzido pelo estúdio.  Deu pra manjar tudo com detalhes, as gravações da Power of the Nóia nunca me levaram ao luxo de conhecer um ambiente cheio de requinte para gravações... haha


Às 14:00 hrs começou a sessão com o Sr. Felipe gravando alguns acordes de guitarra (e que pela primeira vez tinham um som limpinho, cheirando a post punk). Depois ainda consegui um flagra em Paul Vitor, guitarrista antisolo deixar seus rastros na gravação. Tenho aguardado a gravação desse material a anos. Há dez anos, parece ter se tornado uma questão de honra (ou vergonha) ver esses malditos tentando fazer a banda andar. Só não ficaram ricos pelo azar de terem nascido na década errada...

O som me pareceu bastante evoluído, nem ouvi as distorções chiadas. Sujos ao vivo e limpinhos num estúdio, assim caminha a produção... Grandes letras de protesto associadas a um estilo meio perdido na modernidade. O Ep é constituído de quatro hits maturados há quase 10 anos, e que nunca, talvez, atinjam o amadurecimento, pois podem ter desaparecido esquecidos numa gaveta de um quarto qualquer, junto com alguns discos do The Jesus and Mary Chain, Bauhaus e Plebe Rude. A produção visual também vale um destaque, a capa expõe um céu triste daqueles que dão uma linda vontade de nos enchermos de comprimidos com uísque.


Dor, protesto e Raiva! "Por trás do Céu" é um disco que considero “natimorto”, mas não pela receptividade do público, mas por sua própria natureza peculiar a ouvidos despreparados. Quarteto em acordes suaves, mostrando o quão sujos estão os sentimentos, e até onde vai a decadência metafísica, ou seja, música para amar ou odiar. Uma ótima pedida para refletir na escuridão sobre seus dias tão artificiais quanto sua alma!
Esse é também o primeiro trabalho que sai com a marca do Coletivo Escarcéu e pode ser baixado pelo preço de um tweet ou uma compartilhada. Vale a pena!

DOWNLOAD 

Um comentário: